RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004.

 

Aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro.

 

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso VIII, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB e conforme Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito - SNT, e

 

Considerando a aprovação na 5ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Engenharia da Via.

 

Considerando o que dispõe o Artigo 336 do Código de Trânsito Brasileiro, resolve:

 

Art. 1º. Fica aprovado o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, anexo a esta Resolução.

 

Art. 2º Os órgãos e entidades de trânsito terão até 30 de junho de 2006 para se adequarem ao disposto nesta Resolução.

 

Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.

 

AILTON BRASILIENSE PIRES

Presidente do Conselho

 

LUIZ CARLOS BERTOTTO

Ministério das Cidades – Titular

 

RENATO ARAUJO JUNIOR

Ministério da Ciência e Tecnologia – Titular

 

JUSCELINO CUNHA

Ministério da Educação – Titular

 

CARLOS ALBERTO F DOS SANTOS

Ministério do Meio Ambiente – Suplente

 

AFONSO GUIMARÃES NETO

Ministério dos Transportes – Titular

 

EUGENIA MARIA SILVEIRA RODRIGUES

Ministério da Saúde – Suplente

 

ANEXO II

DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO – CTB

 

1. SINALIZAÇÃO VERTICAL

 

É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, através de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.

 

A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos:

 

ü       Sinalização de Regulamentação;

ü       Sinalização de Advertência;

ü       Sinalização de Indicação.

 

1.1. SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO

 

Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

 

1.1.1. Formas e Cores

 

A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca:

Características dos Sinais de Regulamentação

 

Forma

Cor

Fundo

Branca

Símbolo

Preta

Tarja

Vermelha

Orla

Vermelha

Letras

Preta

 

 

Constituem exceção, quanto à forma, os sinais R-1 – Parada Obrigatória e R-2 – Dê a Preferência, com as características:

 

Sinal

Cor

Fundo

Vermelha

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Vermelha

Letras

Branca

Fundo

 

Branca

Orla

Vermelha

 

1.1.2. Dimensões Mínimas

 

Devem ser observadas as dimensões mínimas dos sinais, conforme o ambiente em que são implantados, considerando-se que o aumento no tamanho dos sinais implica em aumento nas dimensões de orlas, tarjas e símbolos.

 

a) sinais de forma circular

 

Via

Diâmetro Mínimo (m)

Tarja Mínima (m)

Orla Mínima (m)

Urbana

0,40

0,040

0,040

Rural  (estrada)

0,50

0,050

0,050

Rural (rodovia)

0,75

0,075

0,075

Áreas protegidas por Legislação especial (*)

0,30

0,030

0,030

 

 (*) relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural

 

b) sinal de forma octogonal – R-1

 

Via

Lado Mínimo (m)

Orla Interna Branca Mínima (m)

Orla Externa Vermelha Mínima (m)

Urbana

0,25

0,020

0,010

Rural  (estrada)

0,35

0,028

0,014

Rural (rodovia)

0,40

0,032

0,016

Áreas protegidas por Legislação especial (*)

0,18

0,015

0,008

 

 (*) relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural

 

c) sinal de forma triangular – R-2

 

Via

Lado Mínimo (m)

Orla Mínima (m)

Urbana

0,75

0,10

Rural  (estrada)

0,75

0,108

Rural (rodovia)

0,90

0,15

Áreas protegidas por Legislação especial (*)

0,40

0,06

 

(*) relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural

 

As informações complementares, cujas características são descritas no item 1.1.5, possuem a forma

retangular.

 

1.1.3. Dimensões Recomendadas

 

a)sinais de forma circular

 

Via

Diâmetro (m)

Tarja (m)

Orla (m)

Urbana (de trânsito rápido)

0,75

0,075

0,075

Urbana (demais vias)

0,50

0,050

0,050

Rural (estradas)

0,75

0,75

0,075

Rural (rodovia)

1,00

0,100

0,100

 

b) sinal de forma octogonal – R-1

 

Via

Lado (m)

Orla Interna Branca (m)

Orla Externa Vermelha (m)

Urbana

0,35

0,028

0,014

Rural (estradas)

0,35

0,028

0,014

Rural (rodovia)

0,50

0,040

0,020

 

c) sinal de forma triangular – R-2

 

Via

Lado (m)

Tarja (m)

Urbana

0,90

0,15

Rural (estradas)

0,90

0,15

Rural (rodovia)

1,00

0,20

 

1.1.4. Conjunto de Sinais de Regulamentação

 

 

 

 

 

1.1.5. Informações Complementares

 

Sendo necessário acrescentar informações para complementar os sinais de regulamentação, como período de validade, características e uso do veículo, condições de estacionamento, além de outras, deve ser utilizada uma placa adicional ou incorporada à placa principal, formando um só conjunto, na forma retangular, com as mesmas cores do sinal de regulamentação.

 

Características das Informações Complementares

 

Cor

Fundo

Branca

Orla Interna (opcional)

Vermelha

Orla Externa

Branca

tarja

Vermelha

Legenda

Preta

 

Nos casos em que houver símbolos, estes devem ter a forma e cores definidas em legislação específica.

 

Exemplos:

 

 

1.2. Sinalização de Advertência

 

Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

 

1.2.1. Formas e Cores

 

A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.

 

Características dos Sinais de Advertência

 

Forma

Cor

Fundo

Amarela

Símbolo

Preta

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Amarela

Legenda

Preta

 

Constituem exceções:

 

 

ü       o sinal A-24 – Obras, que possui fundo e orla externa na cor laranja;

ü       o sinal A-14 – Semáforo à Frente, que possui símbolo nas cores preta, vermelha, amarela e verde;

ü       todos os sinais que, quando utilizados na sinalização de obras, possuem fundo na cor laranja.

 

 

Forma

Cor

Fundo

Amarela

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Amarela

Seta

Preta

Fundo

Amarela

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Amarela

 

A Sinalização Especial de Advertência e as Informações Complementares, cujas características são descritas nos itens 1.2.4 e 1.2.5, possuem a forma retangular.

 

1.2.2. Dimensões Mínimas

 

Devem ser observadas as dimensões mínimas dos sinais, conforme a via em que são implantados, considerando-se que o aumento no tamanho dos sinais implica em aumento nas dimensões de orlas e símbolos.

 

a) Sinais de forma quadrada

 

Via

Lado Mínimo (m)

Orla Externa Mínima (m)

Orla Interna Mínima (m)

Urbana

0,45

0,010

0,020

Rural (estradas)

0,50

0,010

0,020

Rural (rodovia)

0,60

0,010

0,020

Áreas protegidas por Legislação especial (*)

0,30

0,006

0,012

 

(*) relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural Obs.: Nos casos de placas de advertência desenhadas numa placa adicional, o lado mínimo pode ser de 0,300 m.

 

b) Sinais de forma retangular

 

Via

Lado Maior Mínimo (m)

Lado Menor Mínimo (m)

Orla Externa Mínima (m)

Orla Interna Mínima (m)

Urbana

0,50

0,25

0,010

0,020

Rural (estradas)

0,80

0,40

0,010

0,020

Rural (rodovia)

1,00

0,50

0,010

0,020

Áreas protegidas por Legislação especial (*)

0,40

0,20

0,006

0,012

 

 (*) relativa a patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico e natural

 

c) Cruz de Santo André

 

Parâmetro

Variação

Relação entre dimensões de largura e comprimento dos braços

De 1:6 a 1:10

Ângulos menores formados entre os dois braços

Entre 45º e 55º

 

1.2.3. Conjunto de Sinais de Advertência

 

 

 

 

 

1.2.4. Sinalização Especial de Advertência

 

Cor

Fundo

Amarela

Símbolo

Preta

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Amarela

Legenda

Preta

Tarja

Preta

 

Na sinalização de obras, o fundo e a orla externa devem ser na cor laranja.

 

Exemplos:

 

a)Sinalização Especial para Faixas ou Pistas Exclusivas de Ônibus

 

 

 

 

b) Sinalização Especial para Pedestres

 

 

 

c) Sinalização Especial de Advertência somente para rodovias, estradas e vias de trânsito rápido

 

 

1.2.5. Informações Complementares

 

Havendo necessidade de fornecer informações complementares aos sinais de advertência, estas devem ser inscritas em placa adicional ou incorporada à placa principal formando um só conjunto, na forma retangular, admitida a exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista. As cores da placa adicional devem ser as mesmas dos sinais de advertência.

 

 

Cor

Fundo

Amarela

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Amarela

Legenda

Preta

Tarja

Preta

 

Características das Informações Complementares

 

Exemplos:

 

 

 

 

Na sinalização de obras, o fundo e a orla externa devem ser na cor laranja.

 

1.3. SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO

 

Tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo.

 

As placas de indicação estão divididas nos seguintes grupos:

 

1.3.1. Placas de Identificação

 

Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou ainda aos locais de destino.

 

a) Placas de Identificação de Rodovias e Estradas

 

Características das Placas de Identificação de Rodovias e Estradas Pan-Americanas

 

 

Forma

Cor

Fundo

Branca

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Branca

Legenda

Preta

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura

0,45

Chanfro Inclinado

0,14

Largura Superior

0,44

Largura Inferior

0,41

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

 

 

Características das Placas de Identificação de Rodovias e Estradas Federais

 

 

Forma

Cor

 

Fundo

Branca

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Branca

Tarja

Preta

Legenda

Preta

 

Dimensões Mínimas (m)

Largura

0,40

Altura

0,45

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,02

 

Exemplos:

 

 

Características das Placas de Identificação de Rodovias e Estradas Estaduais

 

Forma

Cor

Fundo

Branca

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Branca

Legenda

Preta

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Largura

0,51

Altura

0,45

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

 

Exemplos:

 

 

b) Placas de Identificação de Municípios

 

Características das Placas de Identificação de Municípios

 

Forma

Cor

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Legenda

Branca

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,20 (*)

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc.), podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

c) Placas de Identificação de Regiões de Interesse de Tráfego e Logradouros

 

A parte de cima da placa deve indicar o bairro ou avenida/rua da cidade. A parte de baixo a região ouzona em que o bairro ou avenida/rua estiver situado. Esta parte da placa é opcional.

 

Características das Placas de Identificação de Regiões de Interesse de Tráfego e Logradouros

 

Forma

Cor

 

 

 

Retangular

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,10

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,01

 

Exemplos:

 

 

c) Placas de Identificação Nominal de Pontes, Viadutos, Túneis e Passarelas

 

Características das Placas de Identificação Nominal de Pontes, Viadutos, Túneis e Passarelas

 

Forma

Cor

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,10

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,01

 

Exemplos:

 

 

e) Placas de Identificação Quilométrica

 

Características das Placas de Identificação Quilométrica

 

Forma

Cor

 

Retangular, com lado na vertical

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura da Letra

0,150

Altura da Letra (ponto cardeal)

0,125

Altura do algarismo

0,150

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja (*)

0,010

 

(*) quando separar a informação adicional do ponto cardeal Na utilização em vias urbanas as dimensões devem ser  determinadas em função do local e do objetivo da sinalização.

 

Na utilização em vias urbanas as dimensões devem ser determinadas em função do local e do objetivo da sinalização.

 

Exemplos:

 

 

f) Placas de Identificação de Limite de Municípios / Divisa de Estados / Fronteira / Perímetro Urbano

 

Características das Placas de Identificação de Limite de Municípios / Divisa de Estados / Fronteira /Perímetro Urbano

 

Forma

Cor

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,12

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,01

 

Exemplos:

 

 

g) Placas de Pedágio

 

Características das Placas de Pedágio

 

Forma

Cor

 

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

Seta

Branca

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,20

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,01

 

Exemplos:

 

 

1.3.2. Placas de Orientação de Destino

 

Indicam ao condutor a direção que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distâncias.

 

a) Placas Indicativas de Sentido (Direção)

 

Características das Placas Indicativas de Sentido Mensagens de Localidades

 

Forma

Mensagens de Localidades

Mensagens de Nomes de Rodovias/Estradas ou Associados aos seus Símbolos

Retangular, com lado maior na horizontal

Cor

Cor

Fundo

Verde

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Verde

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Tarja

Branca

Legendas

Branca

Legendas

Branca

Setas

Branca

Setas

Branca

Símbolos

---

De acordo com a rodovia / estrada

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

VIA URBANA

0,125 (*)

 

VIA RURAL

0,150 (*)

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja

0,010

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc.) , podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

b) Placas Indicativas de Distância

 

Características das Placas Indicativas de Distância

 

Forma

Mensagens de Localidades

Mensagens de Nomes de Rodovias/Estradas ou Associados aos seus Símbolos

Retangular, com lado maior na horizontal

Cor

Cor

Fundo

Verde

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Verde

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Tarja

Branca

Legendas

Branca

Legendas

Branca

Símbolos

---

De acordo com a rodovia / estrada

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

VIA URBANA

0,125 (*)

 

VIA RURAL

0,150 (*)

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja

0,010

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc. ) , podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

 

c) Placas Diagramadas

 

Características das Placas Diagramadas

 

Forma

Mensagens de Localidades

Mensagens de Nomes de Rodovias/Estradas ou Associados aos seus Símbolos

 

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Cor

Cor

Fundo

Verde

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Verde

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Tarja

Branca

Legendas

Branca

Legendas

Branca

Setas

Branca

Setas

Branca

Símbolos

---

De acordo com a rodovia / estrada

 

Dimensões Mínimas (m)

 

Altura das Letras

VIA URBANA

0,125 (*)

VIA RURAL

0,150 (*)

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja

0,010

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico , etc. ) , podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

1.3.3. Placas Educativas

 

Tem a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação e conduta.

 

Características das Placas Educativas

 

Forma

Cor

 

 

Retangular

Fundo

Branca

Orla Interna

Preta

Orla Externa

Branca

Tarja

Preta

Legenda

Preta

Pictograma

Preta

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras (placas para condutores)

VIA URBANA

0,125 (*)

VIA RURAL

0,150 (*)

Altura das letras (placas para pedestres)

0,050

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja

0,010

Pictograma

0,200 X 0,200

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc. ), podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

1.3.4. Placas de Serviços Auxiliares

 

Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando estes serviços.

 

Quando num mesmo local encontra-se mais de um tipo de serviço, os respectivos símbolos podem ser agrupados numa única placa.

 

a) Placas para Condutores

 

Forma

Cor

 

Placa: retangular

 

Quadro interno: Quadrada

Fundo

Azul

Quadro Interno

Branca

Seta

Branca

Legenda

Branca

Pictograma

Fundo

Branca

Figura

Preta

 

Constitui exceção a placa indicativa de “Pronto Socorro” onde o Símbolo deve ser vermelho.

 

Dimensões Mínimas (m)

Quadro Interno

VIA URBANA

0,20 x 0,20

VIA RURAL

0,40 x 0,40

 

Exemplos de Pictogramas

 

 

 

Exemplo de Placa

 

 

 

Obs.: Os pictogramas podem ser utilizados opcionalmente nas placas de orientação.

 

b) Placas para Pedestres

 

Características das Placas de Serviços Auxiliares para Pedestres

 

 

Forma

Cor

 

 

 

Retangular, com lado maior na horizontal

Fundo

Azul

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Azul

Tarja

Branca

Legenda

Branca

Seta

Branca

Pictograma

Fundo

Branca

Figura

Preta

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,05

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

Tarja

0,01

Pictograma

0,20 X 0,20

 

Exemplos:

 

 

1.3.5. Placas de Atrativos Turísticos

 

Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.

 

Atrativos Turísticos  Naturais

 

 

Exemplos de Pictogramas:

 

Atrativos Turísticos Naturais

 


 

Área Para a Prática de Esportes

 

 

Áreas de Recreação

 

 

 

 

Locais para Atividades de Interesse Turístico

 

 

 

a) Placas de Identificação de Atrativo Turístico

 

Características das Placas de Identificação de Atrativo Turístico

 

Forma

Cor

 

 

 

Retangular

Fundo

Marrom

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Marrom

Legenda

Branca

Pictograma

Fundo

Branca

Figura

Preta

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras

0,10

Pictograma

0,40 X 0,40

Orla Interna

0,02

Orla Externa

0,01

 

Exemplos de Placas:

 

 

 

b) Placas Indicativas de Sentido de Atrativo Turístico

 

Características de Placas Indicativas de Sentido

 

Forma

Cor

 

 

 

Retangular

Fundo

Marrom

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Marrom

Tarja

Branca

Legenda

Branca

Setas

Branca

Pictograma

Fundo

Branca

Figura

Preta

 

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras (placas para condutores)

VIA URBANA

0,125 (*)

VIA RURAL

0,150 (*)

Altura da letra (placas para pedestres

0,050

Pictograma

0,200 X 0,200

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

Tarja

0,010

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc), podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

d)       Placas Indicativas de Distância de Atrativos Turísticos

 

Características das Placas Indicativas de Distância de Atrativos Turísticos

 

Forma

Cor

 

 

 

Retangular

Fundo

Marrom

Orla Interna

Branca

Orla Externa

Marrom

Legenda

Branca

Pictograma

Fundo

Branca

Figura

Preta

 

Dimensões Mínimas (m)

Altura das Letras (placas para condutores)

VIA URBANA

0,125 (*)

VIA RURAL

0,150 (*)

Altura da letra (placas para pedestres

0,050

Pictograma

0,200 X 0,200

Orla Interna

0,020

Orla Externa

0,010

 

(*) áreas protegidas por legislação especial (patrimônio histórico, arquitetônico, etc), podem apresentar altura de letra inferior, desde que atenda os critérios de legibilidade

 

Exemplos:

 

 

 

2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

 

É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

 

Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.

 

2.1. CARACTERÍSTICAS

 

A sinalização horizontal mantém alguns padrões cuja mescla e a forma de coloração na via definem os diversos tipos de sinais.

 

2.1.1. Padrão de Traçado

 

Seu padrão de traçado pode ser:

 

 

2.1.2. Cores

 

A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

 

 

Para identificação da cor, neste documento, é adotada a seguinte convenção:

 

 

 

2.2. CLASSIFICAÇÃO

 

A sinalização horizontal é classificada em:

 

ü       marcas longitudinais;

ü       marcas transversais;

ü       marcas de canalização;

ü       marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada;

ü       inscrições no pavimento.

 

2.2.1. Marcas Longitudinais

 

Separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição.

 

De acordo com a sua função, as marcas longitudinais são subdivididas nos seguintes tipos:

 

a) Linhas de Divisão de Fluxos Opostos

 

Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

ü       Largura das linhas:                     mínima        0,10 m

                   máxima       0,15 m

ü       Distância entre as linhas:            mínima        0,10 m

                   máxima       0,15 m

ü       Relação entre A e B:                   mínima        1:2

                   máxima       1:3

ü       Cor: amarela                             

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

 

 

b)      Linhas de Divisão de Fluxo de Mesmo Sentido

 

Separam os movimentos veiculares de mesmo sentido e regulamentam a ultrapassagem e a transposição.

 

CONTÍNUA

 

 

SECCIONADA

 

 

 

ü       Largura das linhas:                                                                     mínima        0,10 m

                   máxima       0,20 m

ü       Demarcação de faixa exclusiva no fluxo Largura da linha:               mínima        0,20 m

                   máxima       0,30 m

ü       Relação entre A e B:                                                                   mínima        1:2

                   máxima       1:3

ü       Cor: Branca                                                                               

 

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

Proibida a ultrapassagem e a transposição de faixa entre A-B-C

 

Permitida a ultrapassagem e a transposição de faixa entre D-E-F

 

c) Linha de Bordo

 

Delimita a parte da pista destinada ao deslocamento de veículos.

 

CONTÍNUA

 

 

ü       Largura das linhas:            mínima        0,10 m

          máxima      0,30 m

ü       Cor: Branca                      

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

d) Linha de Continuidade

 

Proporciona continuidade a outras marcações longitudinais, quando há quebra no seu alinhamento visual.

 

 

- Largura da linha: a mesma da linha à qual dá continuidade

 

- Relação entre A e B = 1:1

 

- Cor branca, quando dá continuidade a linhas brancas; cor amarela, quando dá continuidade a linhas amarelas.

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

2.2.3. Marcas Transversais

 

Ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posições de parada.

 

Em casos específicos têm poder de regulamentação.

 

De acordo com a sua função, as marcas transversais são subdivididas nos seguintes tipos:

 

a) Linha de Retenção

 

Indica ao condutor o local limite em que deve parar o veículo.

 

 

ü       Largura das linhas:            mínima        0,30 m

          máxima      0,60 m

ü       Cor: Branca                      

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

b) Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade

 

Conjunto de linhas paralelas que, pelo efeito visual, induzem o condutor a reduzir a velocidade do veículo.

 

 

 

ü       Largura das linhas:            mínima        0,20 m

         máxima       0,40 m

ü       Cor: Branca                      

 

Exemplo de Aplicação Antecedendo um Obstáculo Transversal

 

 

c) Linha de “Dê a Preferência”

 

Indica ao condutor o local limite em que deve parar o veículo, quando necessário, em locais sinalizados com a placa R-2.

 

 

 

 

ü       Largura da linha: mínima 0,20 m

       máxima 0,40 m

ü       Relação entre A e B: 1:1

ü       Dimensões recomendadas: A = 0,50 m

          B = 0,50 m

ü       Cor: branca

-          amarela

-          amarela

-          amarela

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

d) Faixas de Travessia de Pedestres

 

Regulamentam o local de travessia de pedestres.

 

TIPO ZEBRADA

 

 

 

TIPO PARALELA

 

 

ü       - Largura da linha - A:                mínima 0,30 m

     máxima 0,40 m

ü       - Distância entre as linhas - B:   mínima 0,30 m

     máxima 0,80 m

ü       Largura da faixa - C: em função do volume de pedestres e da visibilidade

     mínima 3,00 m

     recomendada 4,00 m

ü       - Largura da linha - D:                mínima 0,40 m

     máxima 0,60 m

ü       - Largura da faixa - E:                mínima 3,00 m

     recomendada 4,00 m

ü       Cor: branca

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

e) Marcação de Cruzamentos Rodocicloviários

 

Regulamenta o local de travessia de ciclista.

 

CRUZAMENTO EM ÂNGULO RETO

 

 

 

CRUZAMENTO OBLÍQUO

 

 

ü       Lado do quadrado ou losango: mínimo 0,40 m

   máximo 0,60 m

ü       Relação: A = B = C

ü       Cor: branca

 

Exemplo de Aplicação:

 


 

f) Marcação de Área de Conflito

 

Assinala aos condutores a área da pista em que não devem parar e estacionar os veículos, prejudicando a circulação.

 


 

 

ü       Largura da linha de borda externa - A:                            mínima 0,15 m

ü       Largura das linhas internas - B:                                     mínima 0,10 m

ü       Espaçamento entre os eixos das linhas internas - C:      mínimo 1,00 m

ü       Cor: amarela

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

g) Marcação de Área de Cruzamento com Faixa Exclusiva

 

Indica ao condutor a existência de faixa(s) exclusiva(s).

 

 

ü       - Lado do quadrado:      mínimo 1,00 m

ü       Cor: amarela - para faixas exclusivas no contra-fluxo

ü       branca - para faixas exclusivas no fluxo

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

 

2.2.4. Marcas de Canalização

 

Orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

 

Devem ser na cor branca quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na cor amarela quando direcionam fluxos de sentidos opostos.

 

 

 

 

 

Dimensões

Circulação

Área de proteção de estacionamento

Largura da linha lateral A

mínima 0,10 m

mínima 0,10 m

Largura da linha lateral B

mínima 0,30 m

mínima 0,10 m

máxima 0,50 m

máxima 0,40 m

Largura da linha lateral C

mínima 1,10 m

mínima 0,30 m

máxima 3,50 m

máxima 0,60 m

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACOMODAÇÃO PARA INÍCIO DE CANTEIRO CENTRAL

 

 

 

 

 

2.2.5 Marcas de Delimitação e Controle de Estacionamento e/ou Parada

 

Delimitam e propiciam melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação. De acordo com sua função as marcas de delimitação e controle de estacionamento e parada são subdivididas nos seguintes tipos:

 

a) Linha de Indicação de Proibição de Estacionamento e/ou Parada

 

Delimita a extensão da pista ao longo da qual aplica-se a proibição de estacionamento ou de parada e estacionamento estabelecida pela sinalização vertical correspondente.

 

 

ü       Largura da linha:           mínima 0,10 m

                                         máxima 0,20 m

ü       Cor: amarela               

 

Exemplo de Aplicação:

 

 

b) Marca Delimitadora de Parada de Veículos Específicos

 

Delimita a extensão da pista destinada à operação exclusiva de parada. Deve sempre estar associada ao sinal de regulamentação correspondente.

 

É opcional o uso destas sinalizações quando utilizadas junto ao marco do ponto de parada de transporte coletivo.

 

 

 

ü       Largura da linha:           mínima 0,10 m

     máxima 0,20 m

ü       Cor: amarela

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

 

c) Marca Delimitadora de Estacionamento Regulamentado

 

Delimita o trecho de pista no qual é permitido o estacionamento estabelecido pelas normas gerais de circulação e conduta ou pelo sinal R-6b.

 

 

ü       Linha simples contínua ou tracejada

 

 

ü       Largura da linha:           mínima 0,10 m

     máxima 0,20 m

ü       Relação: 1:1

ü       Cor: branca

 

 

ü       Linha contínua

 

máxima 0,20 m

             máxima 0,30 m

 

 

ü       Cor: branca

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

 

 

 

 

2.2.6 Inscrições no Pavimento

 

Melhoram a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar a decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhe apresentarem. São subdivididas nos seguintes tipos:

 

a)      Setas Direcionais

 

 

 

 

 

ü       Fluxo veicular:              mínimo 5,00 m

                                         máximo 7,50 m

ü       Fluxo pedestre (somente seta ”Siga em Frente” com parte da haste suprimida):

                                        mínimo 2,00 m

                       máximo 4,00 m

ü       Cor: branca

·

INDICATIVO DE MUDANÇA OBRIGATÓRIO DE FAIXA

 

 

 

 

ü       Comprimento da seta: mínimo 5,00 m

   máximo 7,50 m

ü       Cor: branca

·

INDICATIVO DE MOVIMENTO EM CURVA (USO EM SITUAÇÃO DE CURVA ACENTUADA)

 

 

 

ü       Comprimento da seta: mínimo 4,50 m

ü       Cor: branca

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

 

 

 

b) Símbolos

 

Indicam e alertam o condutor sobre situações específicas na via

 

 

INDICATIVO DE INTERSEÇÃO COM VIA QUE TEM PREFERÊNCIA

 

 

 

 

ü       Dimensões: comprimento          mínimo 3,60 m

     máximo 6,00 m

ü       Cor: branca

 

· "CRUZ DE SANTO ANDRÉ"

 

INDICATIVO DE CRUZAMENTO RODOFERROVIÁRIO

 

 

 

ü       Comprimento: 6,00 m

ü       Cor: branca

 

· "BICICLETA"

 

INDICATIVO DE VIA, PISTA OU FAIXA DE TRÂNSITO DE USO DE CICLISTAS

 

 

Cor: branca

 

· "SERVIÇOS DE SAÚDE"

 

INDICATIVO DE ÁREA OU LOCAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE

 

 

 

ü       Dimensão: diâmetro mínimo 1,20 m

ü       Cor: conforme indicado

 

· “DEFICIENTE FÍSICO”

 

INDICATIVO DE LOCAL DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM OU

QUE SEJAM CONDUZIDOS POR PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS FÍSICAS

 

 

ü       Dimensão: lado mínimo 1,20 m

ü       Cor: conforme indicado

 

Exemplos de Aplicação:

 

 

 

c) Legendas

 

Advertem acerca de condições particulares de operação da via e complementam os sinais de regulamentação e advertência.

 

 

Obs: Para legendas curtas a largura das letras e algarismos podem ser maiores.

 

ü       Comprimento mínimo:

 

Para legenda transversal ao fluxo veicular: 1,60 m

Para legenda longitudinal ao fluxo veicular: 0,25 m

 

ü       Cor: branca

 

Exemplos de Legendas:

 

 

 

 

2. DISPOSITIVOS AUXILIARES

 

Dispositivos Auxiliares são elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via. São constituídos de materiais, formas e cores diversos, dotados ou não de refletividade, com as funções de:

 

ü       incrementar a percepção da sinalização, do alinhamento da via ou de obstáculos à circulação;

ü       reduzir a velocidade praticada;

ü       oferecer proteção aos usuários;

ü       alertar os condutores quanto a situações de perigo potencial ou que requeiram maior atenção.

 

Os Dispositivos Auxiliares são agrupados, de acordo com suas funções, em:

 

ü       Dispositivos Delimitadores;

ü       Dispositivos de Canalização;

ü       Dispositivos de Sinalização de Alerta;

ü       Alterações nas Características do Pavimento;

ü       Dispositivos de Proteção Contínua;

ü       Dispositivos Luminosos;

ü       Dispositivos de Proteção a Áreas de Pedestres e/ou Ciclistas;

ü       Dispositivos de Uso Temporário.

 

3.1. DISPOSITIVOS DELIMITADORES

 

São elementos utilizados para melhorar a percepção do condutor quanto aos limites do espaço destinado ao rolamento e a sua separação em faixas de circulação. São apostos em série no pavimento ou em suportes, reforçando marcas viárias, ou ao longo das áreas adjacentes a elas.

 

Podem ser mono ou bidirecionais em função de possuírem uma ou duas unidades refletivas. O tipo e a(s) cor(es) das faces refletivas são definidos em função dos sentidos de circulação na via, considerando como referencial um dos sentidos de circulação, ou seja, a face voltada para este sentido.

 

Tipos de Dispositivos Delimitadores:

 

 

Exemplo:

 

 

· Balizadores de Pontes, Viadutos, Túneis, Barreiras e Defensas – unidades refletivas afixadas ao longo do guarda-corpo e/ou mureta de obras de arte, de barreiras e defensas.

 

ü       Cor do elemento refletivo:

 

 

Exemplo:

 

 

 

ü       Cor do corpo: branca ou amarela, de acordo com a marca viária que complementa.

ü       Cor do elemento refletivo:

 

 

ü      cor vermelha, junto à linha de bordo do sentido oposto.

ü      Especificação mínima: Norma ABNT.

 

Exemplos:

 

 

Exemplo de aplicação:

 

 

 

ü       Cor do corpo: amarela

ü       Cor do elemento refletivo:

 

 

ü       Especificação mínima: Norma ABNT.

 

Exemplos:

 

 

Exemplo:

 

 

ü       Cor do Corpo : preta

ü       Cor do Material Refletivo: amarela.

 

3.2. DISPOSITIVOS DE CANALIZAÇÃO

 

Os dispositivos de canalização são apostos em série sobre a superfície pavimentada.

 

Tipos de Dispositivos de Canalização:

 

construção imediata.

 

ü       Cor: branca ou amarela, de acordo com a marca viária que complementa.

 

Exemplo:

 

 

pedestres.

 

ü       Cor: amarela.

 

Exemplo:

 

 

3.3. DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO DE ALERTA

 

São elementos que têm a função de melhorar a percepção do condutor quanto aos obstáculos e situações geradoras de perigo potencial à sua circulação, que estejam na via ou adjacentes à mesma, ou quanto a mudanças bruscas no alinhamento horizontal da via.

 

Possuem as cores amarela e preta quando sinalizam situações permanentes e adquirem cores laranja e branca quando sinalizam situações temporárias, como obras.

 

Tipos de Dispositivos de Sinalização de Alerta:

 

 

 

Exemplo de aplicação:

 

 

 

 

 

 

3.4. ALTERAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS DO PAVIMENTO

 

São recursos que alteram as condições normais da pista de rolamento, quer pela sua elevação com a utilização de dispositivos físicos colocados sobre a mesma, quer pela mudança nítida de características do próprio pavimento. São utilizados para:

 

ü       estimular a redução da velocidade;

ü       aumentar a aderência ou atrito do pavimento;

ü       alterar a percepção do usuário quanto a alterações de ambiente e uso da via, induzido-o a adotar comportamento cauteloso;

ü       incrementar a segurança e/ou criar facilidades para a circulação de pedestres e/ou ciclistas.

 

3.5. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTÍNUA

 

São elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, confeccionados em material flexível, maleável ou rígido, que têm como objetivo:

 

ü       evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local;

ü       evitar ou dificultar a interferência de um fluxo de veículos sobre o fluxo oposto.

 

Tipos de Dispositivos para Fluxo de Pedestres e Ciclistas:

 

 

Devem ter altura máxima de 1,20 m e permitir intervisibilidade entre veículos e pedestres.

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

Exemplo:

 

 

 

 

Tipos de Dispositivos para Fluxo Veicular:

 

 

Especificações Mínima: Norma ABNT

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

Especificação mínima: Norma ABNT

 

Exemplos:

 

 

 

Especificação mínima: Norma ABNT

 

Exemplo:

 

 

3.6. DISPOSITIVOS LUMINOSOS

 

São dispositivos que se utilizam de recursos luminosos para proporcionar melhores condições de visualização da sinalização, ou que, conjugados a elementos eletrônicos, permitem a variação da sinalização ou de mensagens, como por exemplo:

 

ü       advertência de situação inesperada à frente;

ü       mensagens educativas visando o comportamento adequado dos usuários da via;

ü       orientação em praças de pedágio e pátios públicos de estacionamento;

ü       informação sobre condições operacionais das vias;

ü       orientação do trânsito para a utilização de vias alternativas;

ü       regulamentação de uso da via.

 

Tipos de Dispositivos Luminosos:

 

 

Exemplos:

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

 

3.7. DISPOSITIVOS DE USO TEMPORÁRIO

 

São elementos fixos ou móveis diversos, utilizados em situações especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, etc.

 

Aos dispositivos de uso temporário estão associadas as cores laranja e branca.

 

Tipos de Dispositivos de Uso Temporário:

 

 

Especificação mínima: Norma ABNT

 

Exemplo:

 

 

 

Especificação mínima: Norma ABNT

 

Exemplo:

 

 

 

Exemplo:

 

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

 

Exemplo:

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos:

 

 

Exemplos:

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

 

· Bandeiras

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

 

Exemplos:

 

 

4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

 

A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitentemente através de sistema elétrico/eletrônico, cuja função é controlar os deslocamentos.

 

Existem dois (2) grupos:

 

ü       a sinalização semafórica de regulamentação;

ü       a sinalização semafórica de advertência.

 

Formas e Dimensões

 

SEMÁFORO DESTINADO A

FORMA DO FOCO

DIMENSÃO DA LENTE

Movimento Veicular

Circular

Diâmetro; 200 MM OU 300 MM

MOvimento de Pedestres e Ciclistas

Quadrada

Ladp mínimo: 200 M

 

4.1. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA DE REGULAMENTAÇÃO

 

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

 

4.1.1. Características

 

Compõe-se de indicações luminosas de cores preestabelecidas, agrupadas num único conjunto, dispostas verticalmente ao lado da via ou suspensas sobre ela, podendo neste caso ser fixadas horizontalmente.

 

4.1.2. Cores das Indicações Luminosas

 

As cores utilizadas são:

 

a) Para controle de fluxo de pedestres:

 

 

b) Para controle de fluxo de veículos:

 

 

4.1.3. Tipos

 

a) Para Veículos:

 

 

 

 

O acendimento das indicações luminosas deve ser na seqüência verde, amarelo, vermelho, retornando ao verde.

 

Para efeito de segurança recomenda-se o uso de, no mínimo, dois conjuntos de grupos focais por aproximação, ou a utilização de um conjunto de grupo focal composto de dois focos vermelhos, um amarelo e um verde

 

 

 

 

Exemplos:

 

 

 

b) Para Pedestres

 

 

4.2. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA DE ADVERTÊNCIA

 

A sinalização semafórica de advertência tem a função de advertir da existência de obstáculo ou situação perigosa, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.

 

4.2.1. Características

 

Compõe-se de uma ou duas luzes de cor amarela, cujo funcionamento é intermitente ou piscante alternado, no caso de duas indicações luminosas.

 

 

No caso de grupo focal de regulamentação, admite-se o uso isolado da indicação luminosa em amarelo intermitente, em determinados horários e situações específicas. Fica o condutor do veículo obrigado a reduzir a velocidade e respeitar o disposto no Artigo 29, inciso III, alínea C.

 

5. SINALIZAÇÃO DE OBRAS

 

A Sinalização de Obras tem como característica a utilização dos sinais e elementos de Sinalização Vertical, Horizontal, Semafórica e de Dispositivos e Sinalização Auxiliares combinados de forma que:

 

-    os usuários da via sejam advertidos sobre a intervenção realizada e possam identificar seu caráter temporário;

- sejam preservadas as condições de segurança e fluidez do trânsito e de acessibilidade;

- os usuário sejam orientados sobre caminhos alternativos;

- sejam isoladas as áreas de trabalho, de forma a evitar a deposição e/ou lançamento de materiais sobre a via.

 

Na sinalização de obras, os elementos que compõem a sinalização vertical de regulamentação, a sinalização horizontal e a sinalização semafórica têm suas características preservadas.

 

A sinalização vertical de advertência e as placas de orientação de destino adquirem características próprias de cor, sendo adotadas as combinações das cores laranja e preta. Entretanto, mantém as características de forma, dimensões, símbolos e padrões alfanuméricos:

 

Sinalização vertical de Advertência ou de Indicação

Cor utilizada para Sinalização de Obras

Fundo

Laranja

Símbolo

Preta

Orla

Preta

Tarjas

Preta

Setas

Preta

Letras

Preta

 

Os dispositivos auxiliares obedecem as cores estabelecidas no capítulo 3 deste Anexo, mantendo as características de forma, dimensões, símbolos e padrões alfanuméricos.

 

São exemplos de sinalização de obras:

 

 

6. GESTOS

 

a) Gestos de Agentes da Autoridade de Trânsito

 

As ordens emanadas por gestos de Agentes da Autoridade de Trânsito prevalecem sobre as regras de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito. Os gestos podem ser:

 

SIGNIFICADO

SINAL

 

 

Ordem de parada obrigatória para todos os veículos. Quando executada

 

Em interseções, os veículos que já se encontrem nela não são obrigados a parar.

Braços levantados verticalmente, com  palma da mão para frente.

 

 

 

 

Ordem de parar para todos os veículos que venham de direções que cortem ortogonalmente a direção indicada pelos braços estendidos, qualquer que seja o sentido de seu deslocamento.

 

Braços estendidos horizontalmente, com  a palma da mão para frente.

 

 

Ordem de parar para todos os veículos que venham de direções que cortem ortogonalmente a direção indicada pelo braço estendido, qualquer que seja o sentido de seu deslocamento.

 

 

Braços estendidos horizontalmente, com  a palma da mão para frente, do lado do trânsito a que se destina.

 

 

 

 

 

 

 

Ordem de diminuição da velocidade

 

Braços estendidos horizontalmente, com  a palma da mão para baixo, fazendo movimentos verticais.

 

 

 

 

 

 

Ordem de parada de veículos aos quais à luz e dirigida.

 

Braços estendidos horizontalmente, agitando uma luz vermelha para um determinado veículo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ordem de seguir.

Braços levantados, com o movimento de antebraços da frente retaguarda e a palma da mão voltada para trás.

 

 

 

b) Gestos de Condutores

 

Obs.: Válido para todos os tipos de veículos.

 

SIGNIFICADO

SINAL

Dobrar à esquerda

Dobrar à direita

Diminuir a marcha ou parar

 

OBS: Válido para todos os tipos de veículos

 

 

7. SINAIS SONOROS

 

 

Sinais de apito

Significado

Emprego

um silvo Breve

siga

liberar o trânsito em direção / sentido indicado pelo agente.

dois silvos breves

pare

indicar parada obrigatória

um silvo longo

diminuir a marcha

quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

 

Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.